O espaço reúne equipamentos antigos, documentos históricos e peças raras.
27 de maio de 2025
Foi inaugurado em 05/05/2025, na sede regional da Anatel em Fortaleza/CE, o “Espaço do Radioamador”, uma área dedicada à valorização, preservação e divulgação da história do Radioamadorismo no Brasil. A iniciativa reconhece o papel estratégico e social dessa atividade centenária, que continua viva e relevante mesmo diante do avanço das tecnologias digitais.
A solenidade contou com a presença de autoridades, representantes da Liga de Amadores Brasileiros de Rádio Emissão (LABRE) e entusiastas do Radioamadorismo. O espaço reúne equipamentos antigos, documentos históricos e peças raras que ajudam a contar a trajetória de quem fez e faz da comunicação via ondas de rádio uma verdadeira missão.
Gilberto Studart Gurgel Neto, PT7GS, gerente regional da Anatel, ressaltou a importância de criar um espaço de memória e educação sobre o tema. “O radioamador tem uma paixão pela onda sonora, por conversar com as pessoas ao vivo. É muito interessante isso. Então nós não poderíamos deixar passar despercebida a relevância dessa data. Inauguramos aqui um espaço do Radioamador, que está aberto à sociedade, aos visitantes.”
Vicente Aquino, conselheiro da Anatel, também destacou a evolução histórica da atividade e sua relação direta com o desenvolvimento das telecomunicações no Brasil e no mundo. “Desde o primeiro momento, em 1903, e vindo a cada década, há uma evolução nisso. Para você ter uma ideia, da década de 80 para cá, nós já entramos na era digital, onde a cada 10 anos aparece uma nova tecnologia. 1G, 2G, 3G, 5G a cada 10 anos. Esse processo evolutivo e transformador está mostrando quanto as telecomunicações têm sido importantes para a evolução da humanidade.”
Já Marcone Cerqueira, PY6MV, presidente da LABRE, celebrou a aproximação entre os radioamadores e a Anatel, órgão responsável pela fiscalização e regulamentação das telecomunicações no país. “É muito importante para nós, pela representatividade e proximidade da nossa classe, do radioamadorismo ,com o órgão de fiscalização, com o órgão de controle das telecomunicações.”
Insira seu e-mail para receber nossa newsletter mais recente.
Não se preocupe, não enviamos spam.